Olá, pessoas. Tudo bem?
Vou começar com uma historinha
No final de Junho, quando eu decidi parar de trabalhar com jogos de mobile para voltar a focar em jogos de PC (tinha passado quase 3 anos nessa área), um amigo meu me chamou para conversar com o Diego (vulgo CEO da INSANE) sobre o Profane. Eu já tinha trabalhado em um outro MMO anos atrás (Taikodom) e já trabalhava como game designer havia quase 20 anos. O Diego estava conversando com vários game designers para avaliar melhorias para o jogo, o tipo de perfil de pessoas para trabalhar no projeto, etc.
Conversa vai, conversa vem, ele me fez a seguinte pergunta:
"Hoje no jogo temos um problema com griefers. Os novatos spawnam na cidade inicial e são mortos por PKs veteranos esperando nas redondezas. Acontece muito, e isso afasta jogadores. Qual seria sua solução pra isso?"
Já te digo logo de cara que 90% ou mais dos GDs de hoje responderiam algo como criar um server PvE, uma ilha de newbies onde o PvP é impossível, etc. O tal MMO em que eu trabalhei, por exemplo, tinha a área inicial com proteção anti-PvP: era impossível causar dano em outros jogadores.
Eu respondi com uma pergunta:
"O que os jogadores têm pra fazer no jogo hoje?"
Entendam: o problema principal do Profane hoje não é ser full loot, ser full pvp ou ser sandbox.
O problema é a falta do que fazer, é a falta de objetivo.
Enquanto não existir mais o que fazer, a sensação de quem não gosta de PvP, ou de quem até gosta, mas está cansado de ser gankeado ou morto de surpresa, é de que o problema é o PvP irrestrito.
Como já mencionaram aqui, na verdade incluímos muito conteúdo PvE no jogo, com bosses, "dungeons abertas", locais de exploração, etc. O que entra de PvP tem sido indireto: o controle de áreas de minérios raros, o acesso a um conteúdo PvE, etc. Mas ainda é só o comecinho.
É uma decisão de negócio e de design que só existirá um server no jogo. A principal razão é exatamente aquela que alguns acreditam necessitar de um server PvE: com um único server, teremos uma única história.
Entenda: eu sou escritor e sou apaixonado por jogos com narrativa. Sou do tipo que ama jogos da Bioware, da Obsidian e da Quantic Dream, mas também amo os da Bethesda, que contam uma história de um jeito totalmente diferente. E é essa a grande questão.
MMOs não foram feitos para se contar uma história como em um single-player. Foram feitos para se contar história colaborativas. Nosso papel como devs do jogo é apresentar a vocês o mundo e as ferramentas para que vocês criem suas próprias história. Você erguerão seus próprios impérios, criaram suas rotas comerciais, se aventurarão com os amigos por terras inexploradas atrás de tesouros desconhecidos, deixaram suas marcas no mundo.
Essas histórias são muito mais importantes e valiosas do que qualquer história que eu possa escrever para vocês, porque ela será única e sua. E é por isso que o plano é termos um único servidor.
Agora, como também já mencionaram aqui e ali, o plano é que o jogo direcione vocês jogadores com base nos seus gostos pessoais. Hoje o Profane é MINÚSCULO. Acreditem. Ele é bem pequeno (relativamente falando), e isso significa que é fácil ir e vir de um lado pro outro, de matar sem medo de morrer, porque você volta facilmente.
Isso vai mudar. Mas é um processo que leva um tempinho.
O que eu imagino hoje é que existirão no jogo regiões com um foco maior em um tipo de experiência, e isso fará com que os jogadores acabem se distribuindo mais pelo jogo. E não é só uma questão de PvP vs PvE, porque o leque é muito mais abrangente. Como exemplo de regiões (que podem ou não ser o equivalente a um continente de hoje), eu consigo imaginar:
- Regiões focada em GvG: guildas guerrerando por conquista de território e controle de pontos estratégicos;
- Regiões focadas em party PvP: grupos pequenos de jogadores competindo por recursos importantes;
- Regiões focadas em PvP solo: arenas, desafios como dungeons competitivas;
- Regiões focadas em GvE: guildas trabalhando para derrotas poderosos inimigos ou apoiar uma facção NPC como Portus;
- Regiões focadas em Party PvE: parties entrando em dungeons, enfrentando invasões de gnolls e afins em busca de tesouros
- Regiões focadas em PvE solo: Jogadores sozinhos ou em pequenos grupos explorando o mundo em busca de desafios, conhecimento e experiência.
Nenhuma dessas regiões vai ser exclusiva de uma coisa. Pode ser que uma região GvG tenha hordas de gnolls ou mesmo uma dungeon aqui e ali, mas o foco ajudará a direcionar os jogadores.
Mas, para chegar aí, precisamos trabalhar mais. Não só na criação de conteúdo novo, mas também em refazer algumas coisas que permitam criar conteúdo (seja inimigos, itens, ilhas, etc) com mais velocidade e eficiência.
É a questão de ajustar as fundações para construir um prédio de 100 andares.
Vamos chegar lá. Mas MMOs não se constróem da noite pro dia, especialmente no Brasil. Acredite em mim. Já é meu seguindo
Por isso, peço a paciência de vocês, e que vocês continuem com essa empolgação com o futuro do jogo.