Deixando um pouco de lado essa questão de ser divertido ou frustrante o PVP, vamos pensar no ponto de vista da empresa...
No caso, o mais importante para eles é manter uma boa Player Base. Os Devs querem muito que seja um MMO hardcore com pegada Old Sckool, mas o Open PVP junto com Full Loot é uma mistura muito complicada e perigosa de ser feita.
Em jogos desse tipo metade bate e metade apanha na verdade a maioria apanha. Depois de um tempo parte dos que só apanham acabam indo embora e gera um ciclo vicioso até o ficar somente aqueles jogadores Hardcore que jogam 25 horas por dia.
Todo desenvolvedor de MMORPG deseja que os jogadores formem grupos organizados que lutam para conquistar seus ideais como um mundo de verdade semelhante às histórias contada nos livros de Tolkien. Mas, até hoje, ninguém foi capaz de criar um sistema de mundo aberto no qual a cooperação fosse maior que a zueira.
A zueira é legal, mas tudo que é bom dura pouco. Se divertir estragando a diversão dos outros em um mudo onde você pode fazer o que quiser é muito tentador.
Mesmo eu não sendo um fã de pancadaria frenética dentro de um MMO, devo admitir que o diferencial do Profane é a liberdade e, por isso, não sou a favor de colocar o Karma ou restringir de alguma forma o PVP. Fazer isso vai desconfigurar totalmente a ideia inicial jogo e vai afastar o público alvo. Se for implementada alguma forma de limitar as ações dos jogadores, o jogo vai deixar de ser um Sandbox e o vai ser igual a muitos outros MMOs que a gente já viu por aí. Vai ser apenas mais do mesmo...
É quase impossível agradar jogadores de PVP e PVE ou Hardcore e casual ao mesmo tempo, mas acredito que o pessoal da Insane deve ter em mente alguma solução para esse tipo problema. Se der liberdade para os jogadores fazerem o que gostam e der oportunidade para fugirem daquilo que odeiam, tenho certeza que será um sucesso!