Como o fórum anda meio morto, vou tentar iniciar uma discussao aqui
Dentre todos os MMOs existentes, um dos maiores problemas do pvp openworld é justamente a questao do "flash-mob". Aquela galera de amigos que só anda em bando de 10 pessoas vai ter muita vantagem sobre os players que jogam solo, por sua vez, o streamer que criou a propria guild e por consequencia só anda em grupo de 50 pessoas, vai ter vantagem sobre a turma de 10 amigos, e por aí vai. O peixe maior come o peixe menor, num processo literalmente infinito.
Meu ponto aqui: ter pessoas jogando com vc não é necessariamente um sinonimo de ser bom no jogo, de ter tido a sacada pra dominar algo, às vezes vc é simplesmente um streamer que naturalmente tem uma facilidade maior de reunir pessoas, e com isso acaba tendo uma vantagem absurda no pvp aberto e quando 99% do conteúdo do jogo envolve o pvp openworld, essa pessoa acaba tendo vantagem no jogo inteiro.
O que leva ao meu segundo ponto: as malditas alianças.
Pelo fato de não existirem regras, não existirem critérios, não existir nada que envolva um formato 8v8, 32v32, 40v40, etc, várias guildas podem acabar se unindo debaixo de uma mesma bandeira no openworld. Ou seja, ao invés do jogo criar um terreno fértil pra que surjam várias guildas diferentes e com muita competição, tudo acaba se resumindo em GRANDE ALIANÇA AZUL vs GRANDE ALIANÇA VERMELHA. Se você criou uma guild nova e deseja ser competitivo, então você não tem outra opção a não ser se juntar à alguma aliança (o que pra mim foi um cenário horrível no albion, por exemplo) simplesmente por uma diferença de ATT. É humanamente impossível 20 pessoas brigarem contra uma aliança de mais de 150 cabeças, e não existe outra alternativa a não ser se juntar à essa aliança também. E assim o ciclo se repete, de novo, de novo e de novo, onde todos os players são forçados a irem se concentrando em grandes pólos. E ao que tudo indica no Profane não seria muito diferente.
Enfim, algumas soluções que eu pensei (não resolveriam o problema, mas aliviariam)
- O jogo possui continentes gigantescos e numerosos, desse jeito as guildas tendem a ficar mais espalhadas, dificultando o monopólio de uma região
- Na medida do possível o jogo fornece outras alternativas que não necessariamente envolvam o openworld (por exemplo, a luta por uma região ocorrer em um mapa instanciado estritamente 15v15, ao invés de um openworld onde uma disputa massacrante 200v15 seria plenamente possível)
- O jogo PUNE quem tenta mobar players. Geralmente eles fazem isso com o próprio team kill (se você moba players acima do limite começa a ocorrer team kill durante o gvg), mas como o profane tem fogo-amigo liberado de qualquer forma, seria algo mais parecido como ter um limite de pessoas que podem usar o mesmo templo, inibindo a formação de mobs gigantescos de players.
- O jogo fornece maneiras para incentivar que randons / players solo juntem esforços (por exemplo, uma vila de NPCs, onde os players solo podem se unir ali dentro, se desenvolver como equipe e assim formar uma linha de frente para combater outras guildas)
- O jogo dificulta a vida de quem tenta mobar target. Mais ou menos naquele esquema do albion, quanto mais pessoas atacando o mesmo alvo, mais resistência aquele alvo adquire.