Boa tarde
Li vários post e entendo o ponto de vista de ambos os lados. Mas pensando exclusivamente em uma comunidade crescente, é importante ter espaço para uma curva de aprendizado. Ela não precisa ser totalmente suave, mas também não deve ser muito ingrime pois o que mantem um jogo de pé é a sua comunidade. Estou vendo esse filme passando na frente dos meus olhos novamente, joguei TREE of LIFE e essa discussão era forte lá.
Não acho que algum nível de proteção durante o aprendizado seja NUTELLAGEM. E eu adoro PK e ser PK, mas convém dizer que acho que muitos daqueles que acham que tem que matar o noobzinho coletando flint para fazer o primitive axe é certo porque o profane é um jogo cruel, quase sempre é o cara que se amarra numa covardia. Na verdade ele não quer jogadores com bom nível para competir com eles, quer apenas matar e não importa muito se o nível do adversário é baixo. E honestamente não é um fenômeno do profane, é fenômeno dos gamers, haja vista a quantidade de gente que curte uma conta smurf para ter como surrar os nível inferior quando o nível superior está muito difícil para si.
Sinceramente não me importa muito o que vão fazer ou não. A opinião de muitos aqui não será nem respondida por mim. Mas pensando sinceramente na empresa, acho que ela deveria ser considerar algum mecanismo para ter como "tutorial" ainda mais se ela estiver pensando num free-to-play, pois neste contexto é preciso ter jogador e renovação para fazer a turma abrir a mão no cash shop.
Quanto a turma do PK, é isso ai vamos matar. Mas será mesmo que o peladinho coletando graveto é um bom adversário?