Existem diversos tipos de jogadores e no caso dos pks também, mas vou separar os PKs em dois tipos.
Free PK - Jogador que utiliza o PK pra tudo e fica matando até mesmo os jogadores novos que não tem itens ou que os itens sejam tão inferiores que nem serve para ele mas ele ta matando. Esse tipo de jogador acha que ele esta apenas se divertindo e jogando, mas as vezes ele esta limitando a economia do jogo, se ele desse a oportunidade de jogadores evoluir e ter uma progressão mesmo que média o servidor iria evoluir junto pois teriam drops melhores com o farm desse jogador novo para os PKs futuramente pegarem no PvP.
Control PK - O jogador gosta de desafios e só ataca os jogadores que estão fortes o suficiente para ter uma boa luta ou que tem itens que lhe servem, esse jogador proporciona a economia do jogo uma variedade de drops maior, pois quanto mais pessoas farmando mais itens valiosos vai ter para ele conseguir futuramente em PvP.
O que os jogadores Free PK não entendem é que mesmo que ele domine com a guild dele todo o servidor ele nunca vai conseguir uma quantidade ou qualidade de drops tão boa se todo um servidor tivesse farmando para brigar nos futuros PvPs e assim ele conseguir os drops.
Se você criar dois servidores diferentes onde um só tem Free PKs e outro com só Control PKs o servidor de Control PKs terá uma qualidade e quantidade de itens superior ao servidor de Free PKs pois existe uma quantidade massiva e superior de jogadores fortes farmando e trocando/perdendo itens no PvP, no caso do servidor de Free PKs só um de terminado número de jogadores farma e isso limita todo um servidor a longo prazo.