Acredito que um sistema mais simples, e que não envolvesse instâncias, seria um sistema de morte honrosa/desonrosa. Por exemplo: se um bonde de 20 pessoas chegasse e matasse um random jogando solo, seria uma kill desonrosa, que aumentaria o ganho de karma negativa pros players envolvidos na kill, e de repente poderia amenizar um pouco as perdas do jogador morto (sinceramenteacho que amenizar as perdas da morte não seria algo tão interessante, pois possívelmente estimularia os players a jogarem mais solo do que em comunidade). Acho que seria interessante piorar a morte pra quem tem o karma muito negativo, se não fica muito conveniente pros PKs, qu vao estar com uns sets ruinzinhos e, logo, não terão muito a perder caso morrerem... de repente perder um pouco dos skills caso ele morra, não sei.
Você citou o exemplo do Albion, jogo que eu joguei por alguns meses a partir do dia 1. No começo, muita gente reclamava que não dava pra jogar solo pq a galera só andava em zergs gigantescos, hoje em dia meus amigos que ainda jogam reclamam exatamente do oposto, que agora é muito mais vantajoso se jogar solo e em pequenos grupos do que em grupos maiores. Por isso deve-se tomar muito cuidado pra manter o equilíbrio.
E cá entre nós, MMORPG é um gênero de jogo que exige cooperação e comunidade, mas entendo que alguns jogadores prefiram ter experiências solo, até pq envolvem menos compromisso no final das contas.. Então acho que poderiam haver mecanicas, que se mantivessem num contexto sandbox, que pernitissem uma jogabilidade solo: por exemplo, os players poderiam criar quests para que outros players pudessem aceitá-la e ajudar nosso amigo solo player.
Por exemplo: Jacinto Pinto é um comerciante bem sucedido. Jacinto é frito das idéia e joga 15 horas por dia, craftando e coletando tudo o que vocês puderem imaginar. Jacinto é um cara reservado e prefere jogar solo...No entanto, Jacinto sabe que ao transportar suas valiosas mercadorias, ele pode tomar um gank-morrer-perder tudo. Daí Jacinto vai no mural da cidade e coloca uma quest, onde ele pede escolta para determinado lugar, em troca de uma recompensa. Por sua vez, os players que que aceitaram a missão, além da recompensa de Jacinto, ganhariam um tipo de reputação ao completar a missão. Caso esses players fossem tomados pela cobiça e decidissem matar Jacinto, eles perderiam MUITA reputação. Dessa forma, Jacinto poderia escolher entre os players de maior reputação para tornar uma eventual traição menos provável.
Esse mesmo sistema serviria de forma bastante ampla, como por exemplo encomendar a cabeça de algum jogador com karma negativo, coletar determinado recurso, o que teria como efeito colateral que players melhor estabelecidos poderiam evitar determinadas atividades que eles não gostam tanto, e por sua vez, estariam ajudando players novos a se estabelecerem no game. Possibilitaria também o surgimento de caçadores de recompensa que se dedicassem a caçar pessoas com karma negativo em troca de recompensas, ao melhor estilo velho oeste kkk
No que diz respeito a streamers: aí o bixo pega... pra quem acompanhou o Classic Wow, mais especificamente a fase 2, onde liberaram o sistema de honra, quem acompanhou certamente viu o drama do maior streamer de wow, Asmongold, com um random que jogava essencialmente solo chamado Advertise. Esse advertise começou fazendo vídeos RULANDO o Asmongold, matando ele de formas criativas no meio de uns bondes de 50 fanboys. Daí ele começou a juntar uns bondes gigantescos e camperar a facção oposta e começou a fazer uns discursos sobre como eles dominavam o server e tudo acontecia conforme suas vontades. Esse Asmongold naturalmente também tinha muitos desafetos... Cara, isso enferveceu a comunidade e coisa de dias depois, ninguém dessa facção do Asmongold conseguia jogar kkkkkkk. Chegou ao ponto em que o Asmongold parou de jogar o jogo por um tempo.
Alem desse exemplo, tiveram uma centena de streamers grandes que mal conseguiam jogar por causa de stream sniping...
Em suma, a vida dos streamers terão pontos positivos e negativos... caso a vida deles ficar impossível, vai ser um pouco ruim pro game já que eles ajudam muito na divulgação do produto, caso eles tenham a vida muito mansa, vai rolar power abuse, caso role power abuse, sempre surge um outro streamer na luta contra o stablishment e, caso essa luta aconteça vai rolar MUITO MUITO drama na twitch e no youtube, o que por sua vez gera muitos views e seria excelente pro profane... e assim se cria um ciclo absolutamente imersivo.
Desculpem o texto monstro, acho que dei uma hypada kkkkk
Paz e luz,
Deadly Mop, o contador de histórias.