Vamos lá...
Claro que eu tenho em mente que este não é nem um alpha! é um PRÉ-alpha. Ou seja, é uma versão antes da que é aberta anterior a que é aberta a testes (hehe, confuso). Com isso em mente vamos lá
Cara o jogo me conquistou nas promessas, o fato de ser um Action-RPG/Survival (na maior pegada ARK) e principalmente SEM CHAIN QUESTS é simplesmente fenomenal (sinto o mesmo sentimento quando joguei MMO pela primeira vez -no caso tibia- e fui simplesmente jogado no meio da ilha pra me virar, isso marcou minha infância).Okay a idéia principal do jogo é perfeita! Agora, dito isso, vamos analisar pontos específicos...
1 - Crafting
A cadeia de evolução de Crafting está boa... Não digo ótima, mas está boa... Alguns pontos que EU ACHO que poderiam ser alterados ou repensados são:
a) Deveria ser possível gastar pontos de aprendizado, para escolher a receita que você aprenderia ao invés de liberar automaticamente o recipe, por exemplo: Ao invés de liberar "Sword" no Nível 5 (acho que é 5) de Smithing, o jogador ganharia pontos para liberar qual recipe ele queria, Aliás, e se você já tiver uma espada e quiser "craftar" uma armadura? vai ter que ficar "craftando" espada até liberar armadura?
b) Acredito que Recipes mais complexos deveriam exigir algo como uma mesa de trabalho a.k.a "workbench" ou bigornas, enfim... Acho que é auto-explicativo. Não faz sentido um cara construir uma mansão com as mãos nuas.
2 - Conexão
Bem, o servidor está bastante lagado mas claro, eu sei gente, calma... é Alpha... eu sei! Só não queria deixar passar em branco! Não esqueçam de investir nos servidores!!! Senão o jogo fica chato de jogar independente de qualquer coisa!
Ah! e se interessam a vocês, acredito que servidores regionais (Brasil, North America, etc) é a melhor resposta! por favor gente não criem aquela baboseira de Canal 1, Canal 2, isso é muito chato!
3 - Batalha
Sinceramente eu sou fã do sistema Action! A necessidade de ter que mirar direitinho para acertar habilidades, flechas, etc.. A Oportunidade de esquiva, é simplesmente fantástica! Mas cá entre nós, a batalha do Profane deixa muito a desejar! As magias são EXTREMAMENTE difíceis de acertar (talvez o lag tenha dificultado), além de que são bloqueadas por arbustos, flores, e qualquer coisa que se mantenha no caminho, isso é até legal de certa forma caso as magias fossem fáceis de acertar! As armas Corpo-a-Corpo são extremamente desbalanceadas, simplesmente são absurdas comparadas as magias e ao arco-e-flecha. Em contra-partida o arco-e-flecha está perfeito! é prazeroso de usar-lo, acredito que o dano esteja balanceado! (só vai muito longe de MAIS a flecha, mas tirando isso... rsrsrs).
Ah e gente, por favor né? vamos adicionar uns cooldown entre ações! Porque atirar flecha e castar 3 magias ao mesmo tempo é meio roubo não é?
4 - HUD
Pra quem não sabe HUD é a interface do jogo, (os botões na tela, o chat, etc). A HUD está ótima! bem "clean", claro não posso deixar de mencionar o desfalque no menu opções, mas o que eu realmente queria pedir é um Menu pra Party, e um menu com teclas de atalho... Provavelmente são coisas que já estão em desenvolvimento mas w/e, quis citar-las aqui!
5 - Magias
Bem, Começarei analisando as magias existentes! Eu sei que as magias que existem devem representar no máximo uns 10% do total das magias que os desenvolvedores devem estar pensando, mas por hora... Vocês não acham que tem skillshot demais não? (hehehe) Senti uma tremenda falta de uma habilidade de movimentação, algo pra correr mais rapido, ou pular mais alto (sei lá), também senti falta de habilidades de área! Na minha concepção, pra um MMO, é muito mais legal soltar Magias em área! Também acredito que a questão "Mira" das skillshots já existentes, pode ser melhorada! Diria pra dar uma olhada em como são "Miradas" as magias no jogo Smite da Hi-Rez.
6 - Chats
Sempre fui muito fã de interagir com os players nos jogos, e esse fator sempre era um ponto importante no qual eu levantava na questão: JOGO BOM ou JOGO RUIM. Senti uma forte interação da comunidade no chat, consegui estabelecer contato com jogadores aleatórios com quem eu cruzava durante minhas horas jogando... Porém, senti falta de 2 Chats! O Chat "Help", com tutores ou cummunity managers online para tirar dúvidas da comunidade, etc... e do chat "Global" ou "Portuguese-Chat", Um chat para passar o tempo conversando lorota, por assim dizer... Apenas para interação, porém para TODOS os players, em QUALQUER lugar do servidor. Ah, não acho o sistema por voz uma boa idéia se me permite dizer... (ninguém merece jogar escutando algum player botando funk no meio da dungeon)
7 - Sistema de Karma
Esse é um assunto muito delicado, muito difícil de tratar! Afinal eis a questão: "como punir os malfeitores sem os desestimular a jogar?", cara... a primeira coisa que na minha concepção deveria ser feita, é a conscientização IN-GAME de que existe tal penalidade (afinal nem todo mundo lê forums). Pronto, isso daí já ajudaria um pouco. Depois disso, deveria existir uma forma de desabilitar o "Atacar Players", afinal você está caçando um cobrelho e de repente passam na sua frente e você pega PK por lançar uma flecha no inimigo, instantaneamente um guarda "blinka" em você o matando fazendo-o pagar por um crime no qual você nem sequer cogitara. (esse foi um exemplo besta pra provar meu ponto, existem N motivos para existe a função "Ativar/Desativar modo PK"). Na questão da punição, acho que deveria existir uma forma de praticar "boas ações" para aumentar o karma! Algo como: Fazer algumas quests para determinados NPCs, (ou quests diárias rotativas), Curar pessoas (não tão certo sobre essa!), ou até algum sistema de cadeia!
8 - Bugs
Os bugs com que me deparei foram:
- Guardas Sem conseguir se mexer devido ao desnível do piso nas cidades!
- Guardas Sem atacar PK, ou atacando pessoas aleatoriamente!
- Monstros invisíveis assassinos filhos da p*** ( esse eu passei raiva!)
- De repente quando estou entrando na minha casa eu vou parar no telhado , sério!
- O Pathfinder do jogo tá meio bosta ainda, então é comum ver bichos correndo na parede.
- Tem um bug com o Alt-Tab, as vezes o jogo não maximiza denovo (talvez esse seja meio impossível de resolver, sou desenvolvedor também e é aquele tipo de erro que dá só de vez enquando sabe?).
9 - Conclusão
O Profane no estado atual, é um jogo que promete! o jogo ainda nem engatinhando está, de tão recente... Muitos sistemas ainda estão a chegar (Trade system, Quests, Dungeons, etc), e acredito que Profane tem potencial para ser um dos maiores MMOs da atualidade! Porém o jogo atual está realmente muito prematuro! Esta abertura para jogo sequer ser chamada de teste server! não falo pela "blocagem" nas cidades que ainda não foram construidas, mas pelas mecânicas in-game mesmo! Também pela Lore que ainda está sendo pensada. Enfim, estarei acompanhando tudo que acontece no jogo em relação a pronunciamentos e updates! Quero que esse jogo seja o jogo do ano!