Estou há cerca de 6 dias jogando Profane e acho justo, após algumas boas horas de gameplay, falar minhas primeiras impressões deste projeto, da minha visão geral do jogo, etc. Pela primeira vez eu reservei um tempo para experimentar um projeto brasileiro com a mente aberta (pois sempre fui meio preconceituoso com produções nacionais), mas é claro, não posso deixar de fazer algumas comparações com o que sempre me chamou atenção em MMORPGs, meu gênero predileto de jogos digitais.
Ambientação:
Me estabeleci em Portus. A Ilha é bonita, com montanhas, planícies e muitas espécies de mamíferos, com madeira abundante e minérios, onde é possível construir tudo que o jogo oferece até o momento. Pois é. Tudo. Isso me fez não sentir nenhum desejo em conhecer as outras duas ilhas, Morkhom e Stronghelm. Mas pelo que notei, apenas os biomas são diferentes, as construções são idênticas e os recursos são os mesmos. O que é bom por um lado, pois faz os servidores serem melhor distribuídos, mas que na minha opinião, não faz com que o jogador queira explorar o que tem do outro lado do oceano.
Senti falta de o jogo falar por si só sobre o mundo, pois história é um grande atrativo em jogos de RPG. Mas eu sei, o lore ainda está sendo desenvolvido. Espero ver futuramente, nas cidades, tanto visualmente quanto em livros perdidos, etc.
Construção:
Coletar recursos e produzir a sua própria comunidade é muito divertido. Quando criança eu mexia com softwares como o RPG Maker e sempre gostei de desenhar. Logo, a parte criativa do jogo chama muita atenção para quem tem a imaginação aguçada. O estilo de sobrevivência e perda de recursos quando o personagem cai lembra muito Minecraft também. Porém, é muito frustrante quando este recurso limita o jogador a ficar andando de cueca e sem sua montaria por medo de perdê-la.
Obs: Sério, arrumem uma roupa de baixo de aldeão para o personagem. Faz todo sentido o cara não craftar de armadura, porque ele está trabalhando, e só precisar se vestir para lutar, mas só cueca é muito tosco.
Senti falta de poder personalizar mais as coisas… talvez poderiam criar algum pigmento para alterar a cor dos telhados da casa, por exemplo e brasões para bandeiras das guildas quando um sistema for implementado.
Combate:
O sistema é muito divertido: Lutar sobre montarias, poder utilizar todos os tipos de armas sem distinção de classe e forjar sua própria jogabilidade deixa tudo muito dinâmico, principalmente jogando em grupo. Participo de uma guilda e a rivalidade entre os PK e APK é muito alta. O que torna estas alianças praticamente obrigatórias. Isto pode tornar o jogo desbalanceado futuramente, pois comanda quem tem mais gente em seu bando e grupos mais unidos. O jogo claramente não foi feito para lone wolves… MAS é claro, dá para jogar sozinho sim, se você tomar os cuidados necessários para a sobrevivência.
Quanto ao PVE: Poderia ser mais difícil. Os monstros caem com muita facilidade e para eles eu só morro por causa de lag.
Considerações finais:
É isso. A princípio não estava me divertindo, mas foi questão de dar uma chance extra ao jogo. Não quero sugerir demais, e espero que seja útil para os desenvolvedores. Parabéns pelo projeto, ultimamente não estou interessado em jogar mais nada além do Profane e fiquei com vontade de estudar criação de jogos também. Torço para que façam muito sucesso.
Poderiam tentar contatar algum YouTuber grande para divulgar o trabalho de vocês e conseguirem mais financiamento.