(Antes de tudo eu gostaria de esclarecer que não tenho conhecimento sobre a historia do jogo, sem nem sei se há ou não, enfim vou deixar algumas sugestões)
Bem, eu acho que desenvolver um sistema de guilds bom é bastante relevante, eu conheci o projeto do jogo recentemente, e tenho algumas ideias para compartilhar. As guilds são claramente feitas para os jogadores interagirem, logo Cargos como gerente que cuida das finanças/recrutamento da guilda seriam necessários, por exemplo seria interessante um sistema de mérito, onde os Administradores da guilda colocam equipamentos para atrair jogadores, que podem usar os pontos de mérito como moeda e recolher esse equipamento.
Uma coisa interessante também seria a relação de um membro como os alquimistas,ferreiros, em relação a guild, poderiam ser feitos sistema de contratos, onde os donos da guilda propõem por exemplo, eles dariam o equipamento/recursos para o jogador e em troca ele ofereceria seus serviços com descontos, ou ate de forma gratuita em troca de pontos de mérito. Sendo assim os jogadores podem ser contratados pelas guildas para servirem como empregados e conseguir alguma renda.
Em relação as profissões eu acho que seria interessante mini games, os ferreiros pro exemplo, a medida que vão desenvolvendo novas armas caso saibam fazer o mini game corretamente e de maneira eficaz , a arma poderia receber um bônus, ou ter mais qualidade, sendo bem realista, pois o ferreiro pode ser habilidoso e produzir armas melhores.( isso também vale para outras profissões )
Caso haja cidades principais, poderiam colocar um sistema de guildas oficiais, no caso financiadas pelo reino, onde os jogadores poderiam requisitar um time/guilda independente do pelo reino/cidade, ai que entra as guildas dos jogadores, eles poderiam construir em terrenos dentro da cidade a venda após pagar uma taxa a guilda principal. Os jogadores poderiam ter emblemas em suas armaduras, escolhendo mostrar-lo ou não.
Podia também ter sistemas de honra, onde o jogador pode ir a guilda oficial da cidade e coletar missões, como matar tal mob, coletar tal recurso, dando a ele dinheiro/honra, e de acordo com a sua honra você poderia receber descontos nas lojas.
A jogabilidade do jogo poderia ser semelhante ao Dark souls, onde o jogador poderia escolher armas secundarias/primarias, caso escolha por exemplo uma espada como primaria ele poderia colocar um set de habilidades diferentes da arma secundaria , onde o set apareceria quando a arma for trocada, sistemas de rolamentos para defesa/parry , poder focar a câmera em um inimigo.