Por questão do tempo, só tive recentemente a oportunidade de assistir, ler e ouvir os vídeos de tudo sobre o presente e o futuro do Profane. Com isso, me deparei com o debate desses dois pontos, que estão presentes na grande maioria dos MMO RPGs, então venho aqui compartilhar minha opinião:
Raças: Sempre gostei de experimentar todas as raças e o que cada me proporciona, porém, com o tempo, todos os RPG fazem elas com o mesmo estilo, sem destaque em nada. Eu opinaria nessa questão em apenas dar meu voto para raças inovadoras, claro que mantendo as mais comuns. (Mas eu gostaria de ver algo novo)
Classes: Aqui que eu pensei um pouco mais... Se, ao invés de conter classes, não conter "Profissões"?
Um sistema, que o jogador pudesse escolher qual caminho profissional seguir (Ferreiro, Fazendeiro, Caçador de Recompensas, etc) e dessa forma receber um pequeno benefício na execução da atividade.
Por exemplo, alguém que escolhe a profissão de Fazendeiro, além da passiva da habilidade de Coleta e Colheita, ele tivesse uma passiva que o faria se destacar dos demais por ter escolhido tal profissão. Assim, mesmo que um Ferreiro tirasse seu tempo para colher alguma coisa, ele não se sairia melhor do que o próprio Fazendeiro, e vice-versa. Mantendo assim um equilíbrio no comércio. Se eu for um Caçador de Recompensas posso seguir meu caminho de mercenário e quando quiser comprar reagentes, vou no fazendeiro. Armadura? Ferreiro. Assim por diante, acho que não precisa de mais explicações hehe ^^'